Como pensa um ateu?

Esse texto exprime a opinião do autor, não necessariamente concordado por todos os outros integrantes do blog

O que  é ser ateu?

Liberdade

Ser ateu e ser livre

Ser ateu e ser livre

Ser ateu, e ser livre não preciso dar atenção a numerologia, regras cristã, posso acreditar que o futuro sou eu quem faço, ao contrário de ele estar escrito, não preciso acreditar em demónios e diabos, não faço guerras santas e vivo sem me preocupar em estar agradando ou desagradando e mesmo assim, eu sou bom.

O texto abaixo tem como base a minha opinião e os fatos vividos por mim.

Ser ateu, e poder me ver como eu sou sendo eu, eu não preciso agradar alguém por que alguém me vigia e me cobra por isso, eu sou bom naturalmente, e só é possível ver isso sendo ateu, acho que um religioso não consegue separar se é bom naturalmente ou se ficou bom por querer parecer bom para uma consciência que possa o estar vigiando.

Ser ateu, é não se preocupar em ser um bom amigo, só para poder entrar nas portas do céu, eu sou bom amigo, e você, por mais que diga que é bom amigo por que é uma coisa natural para você, talvez não seja verdade, talvez você tenha sido moldado a ser um bom amigo, porque assim, será salvo.

Percebem como sou livre? Percebem que sendo ateu, eu seria eu lá em Israel? Eu seria eu na Índia? E você? Se você tivesse nascido na Índia? Seria como você é hoje? Heim? Heim? Talvez sendo seguidor do Hinduismo, você entrasse em um rio poluído com gado em estado de putrefação e mesmo assim não se importasse e tomasse um banho no rio sagrado, talvez sim, talvez não, e eu? Eu não, sou cético.

Discussões sem sentido

Discussões sem sentido

Eu entendo a falta de respeito dos ateus e dos teístas, e acho que a sensação da raiva não vem porque você pensa como um religioso ou porque eu defendo a filosofia ateísta, e sim por um se achar mais inteligente que o outro, e não conseguir entender como é que pode você não estar enxergando isso bem na sua frente: Sabe aquele momento em que você chama por uma pessoa uma vez, duas vezes, três vezes e na quarta você dá logo um grito, não entendo como é que pôde ela não ter lhe escutado sendo que vocês estava tão perto dela. Então, é isso, você não consegue entender como é que eu não vejo a resposta para todas as perguntas se elas estão tão claras, como é que pode eu ter me desviado do resto do mundo? É estar errado demais e continuar querer errando. Já eu, penso muito parecido, tudo o que você vê como claro, eu vejo como escuro, quando você fala: As respostas para todas as suas perguntas estão na sua frente, eu posso falar a mesma coisa, quando você fala X, eu não preciso falar Y, eu falo X também, e isso nos dá a sensação de raiva, pois parece que estamos falando da mesma coisa, porém, ambos não estamos entendendo, e estar falando a mesma coisa, me prova mais ainda você está certo, só que você pensa o mesmo de mim quando falamos a mesma coisa. Olhe um exemplo, ambos concordamos que não é possível ver Deus em imagem, caramba, veja, concordamos, como vamos discutir quem está certo? É ai que passamos a usar da segunda estratégia, a estupidez e a brutalidade, entramos em guerra, e agora, ninguém quer perder. Vale tudo. Não faz parte da filosofia ateísta nem da teísta a falta de respeito, faz parte da humanidade. Pode parecer soberba, talvez seja, mas sinceramente, eu me considero ser mais inteligente sobre pessoas religiosas. (hummm, comentário arrogante?) eu nasci em um lugar religioso, não ser religioso não fez parte de meus antepassados, não é genético, Sair da caixa religiosa é algo que exige cérebro, exige pensar contra todos, é como se eu fosse nadar contra a maré, sair da caixa religiosa exige muito raciocínio, eu cresci aprendendo que devo agir assim, e de repente, tudo o que está gravado no meu cérebro eu tenho que passar a entender que não é o correto, o problema é que o próprio cérebro que luta contra a religiosidade é o mesmo cérebro religioso, já pensou nisso? Já pensou que é um grande esforço involuntário ser ateu? Eu acho que quando uma pessoa se torna atéia, ela não para no meio da rua e diz baixinho: – Espera ai, Eu sou religioso desde que nasci, e hoje darei um fim nisso. Não é assim, eu mesmo não me lembro de quando me tornei adepto da filosofia ateísta, é algo que vai se moldando aos poucos.

As ofensas

As ofensas

As ofensas

Não entendo como ofensa as ofensas dadas as religiões, veja bem, sei que não é a mesma coisa, mas, quando eu falo que seu time é o pior do mundo e que o meu é melhor, você acha que foi uma tremenda ofensa? Tá você pode até achar errado, afinal, seu time é o melhor, mas, e o outro torcedor? O time dele não é o melhor para ele? Se ele ao menos suspeitar que seu time é melhor, automaticamente o time dele não seria mais o melhor. É simples, para que algo possa ser o primeiro, deve existir um segundo.
A ofensa não sai da boca de quem fala, a ofensa é criada no ouvido de quem escuta, para eu falar que o Vasco é o melhor time deve existir um outro time, no caso, um segundo time. E tem mais, quando eu ofendo um time, não estou ofendendo você, eu até acho você legal, você sabe que eu te acho legal né? Vamos ser sinceros agora, você possui alguma dúvida que eu acho você legal? Se eu falo que o seu Flamengo não é o melhor time, eu estou lhe ofendendo? Poxa, eu ter um mau conceito sobre uma coisa não necessariamente precisa recair o conceito sobre você. Okay, você pode até falar que estou dando exemplo de futebol, eu posso contextualizar pra religião também, “meu Deus é melhor que o seu Deus’, viu? É muito parecido com o futebol, ah, você pode estar agora querendo falar: Bom, Se você acredita em um Deus, então você não é ateu, Okay, terei que deixar mais claro, “Minha crença é a única, o resto é resto”
Acho que devemos aceitar as ofensas, as ofensas simbolizam falta de argumento, não que falta de argumento seja uma prova de que não sei do que estou falando, as vezes, não argumentar é uma opção, no meu caso é minha opção, não tenho interesse em mudar a opinião de ninguém, então, porque eu vou argumentar? Sendo assim, as vezes, para deixar clara a minha opinião, eu utilizo de palavras xulas, elas são curtas e precisas, todos entendem, ou vai dizer que não posso dar opinião? É posso ou não ter lido o livro “O Segredo” eu tenho uma opinião sobre o livro, eu preciso realmente ficar argumentando o porque de não ter gostado do livro? Não fica claro para você eu falar simplesmente que não gostei?

Em que o ateu acredita?

Em que o ateu acredita?

Em que o ateu acredita?

Essa é uma frase baseadas em conceitos religiosos, religiosos tem por costumes separar as coisas em acreditar e não acreditar, ateu não separa assim, quando não se acredita em alguma coisa, não precisa acreditar em outra para que possa equilibrar uma balança, se eu não gosto da cor preta, não é necessário eu gostar do branco, e nem é necessário eu gostar de sequer uma qualquer cor. Viu como minha vida é simples e livre? Quando eu não acredito em algo, não preciso buscar outra coisa para substituir aquela explicação. O mesmo paradigma se aplica ao NADA, teístas tem dificuldades em compreender o NADA, para os teístas, sempre tem que ter existido algo antes, para os ateus, o NADA é compreensível, antes de existir o universo existia o que? O NADA. Para um ateu, isso é bem compreensível, não é necessário existir algo para que as coisas possam passar a existir sem que sejam do nada.

Falar a verdade ofende

Falar a verdade ofende

Falar a verdade ofende

Sei que defender algo que eu acredito pode ser ofensivo para outras pessoas, mas esse é o mundo que criamos, imagina se a mentira ainda não tivesse sido inventada e alguém me falasse: “Eu vou prestar vestibular hoje” eu não teria escolha, teria que responder a verdade, se eu achasse que a pessoa não tivesse condição de passar, o que me restaria a falar? “Não, você não tem condição de passar” Quando deixamos em silencio um comentário como esse, é que estamos querendo ser imparciais e bonzinhos com o mundo, as vezes, até fazemos com que uma pessoa se prejudique em prol de não desagradar.
Quando você fala a um teísta que não quer escutar falar sobre o Deus dele, pois você acredita no seu, está sendo ofensivo, percebe? Para ele, você esta sim sendo grosseiro, como pode você ter a audácia de não querer escutar no ser supremo criador de tudo? Olha, sempre somos ofensivos, quando temos a oportunidade de ser e não somos, estamos sendo omisso.

Ufa, é tão bom não precisar rodar um disco ao contrário, procurando pelo demônio.

Esse texto exprime a opinião do autor, não necessariamente concordado por todos os outros integrantes do blog

13 Replies to Como pensa um ateu?

  1. Banks says:

    Espero não ser demitido por causa desse post! :)

  2. Antonio says:

    Esse assunto e muito delicado, eu como Ateu acho muito bacana um texto como esse, pois não ofendeu nenhuma outra religião, apenas monstrou nosso lado de ser.

    Muitas Pessoas ignorantes acham que ateismo é satanismo.

    Eu tenho 13 anos, minha familia toda e religiosa, pra ser mais exatos são todos catolicos, minha avó e extremamente religiosa minha sorte que ela mora longe, quando ia visitar ela, eu ia todo dia pra igreja ( isso com 7 anos ) quando cheguei aos 10 anos ja achava um saco e raramente ia na igreja, não pelo fato de ser muito novo na epoca e não gosta de ficar parado ouvindo um padre falando e falando, eu não gostava porque não entendia o que Deus fazia, ele sendo tão poderoso como todos falavam, porque ele nunca usava os seu poderes?

    Na epoca pensava que deus era um cretino, pois com tanta desgraça no mundo, estrupadores, assaltos, mortes, crianças morrendo de fome, ele nem ajudava as crianças?

    Começei a não ir na igreja, minha mãe claro não gostou, mais ela sempre falou que ia apoiar qualquer decisão minha mesmo sendo novo, contudo que eu não predudicar ninguem.

    Ela ficou magoada com minha decisão de ateu mais agora se conformou um pouco e nunca me obrigou a ir na igreja, quem me obrigava mesmo era minha avó.

    Agora não tenho mais a imagem de deus ser um cretino por não usar seus poderes ( sem ofensas ) pois essa era a imagem que eu tinha quando era menor.

    Agora eu tenho orgulho de dizer que sou Ateu, mesmo tendo 13 anos acho que não vou voltar atras com minha decisão, eu virei ateu pois todo dia eu vejo jornal, todo dia vejo desgraça na TV, pessoas sendo mortas, pedofilia pra min a pior coisa, e o assalto que ja fui vitima, virei ateu pelo fato de nunca ter visto a prova que deus existe ai começei a pensar e procurei na internet os lados dos Ateus e dos Cristãos, e decidi que eu sou Ateu.

    Tenho 13 anos e um dia quando fui a escola e vi 2 colegas de classe discutindo falando que o deus dele e melhor que o do outro, não aguentei mandei os 2 calarem a boca e falei: Se não respeitam nem uns aos outros não podem decidir que religião seguir.

    Apos isso todos me olharem e os 2 falaram. Ora mais você não é catolico?? Ai eu falei não sou mais agora sou Ateu.

    Todos se calaram, hoje 3 meses depois alguns ainda olham torto pra min pelo fato de nao acreditar em deus. Alguns que diziam que gostavam de min viraram as costas, porem outros que sempre foram meus amigos não tão nem ai pra minha religião continuam sendo meus amigos.

    E se me pergunta se valeu apena??
    Pra min valeu a liberdade de expressão, estou mais leve sem medo de errar e de ser feliz.

    • Banks says:

      Antônio, legal o seu comentário.
      Como nossa sociedade é baseada em fundamentos cristãos, não é fácil se desligar emocionalmente disso.
      Com o tempo, a religião vai perdendo a graça e você raramente vai querer comentar com seus amigos sobre isso.
      Religião é um assunto tão idiota, que pouco vale nosso tempo para tratar desse assunto, não é mesmo?
      Acho legal sua atitude, e para mim, isso demonstra que você é mais inteligente que as pessoas que acreditam em deus e na religião! :)

  3. Tuyn says:

    Antonio aqui, me registrei no blog xD

    E so pra completar meu comentario.

    Mesmo voçê sendo Ateu, Catolico, Avangelico, Cão Domble, Muçulmano, Hindu, entre outras religiões, o principal de tudo e voçê como pessoa respeitar o proximo independente da religão, coisa que as vezes eu percebo que não acontece, na minha escola tem um colega de classe que e do Cão Domble e alguns olham torto para ele, as vezes eu percebo que as proprias professoras olham de jeito estranho, isso pra min não faz diferença ate porque não ligo para a opnião das outras pessoas o que importa e se eu estou bem ou não, mais tem pessoas que se incomodam de sofrer preconceitos.
    Por isso não gosto de religião, pra min religião e o que impede da pessoa creçer como ser humano, pois a religião limita seu pensamento não o de todos.( sem ofensas )

    E agora com essa epoca que a religião ta, de pedofilia e roubo, eu me sinto mais “santo” que eles.

    E se possivel gostaria se algum cristão deixa-se seu comentario aqui para nos ateus sabermos o lado de vocês.

    Obs: Se ofendir alguma pessoa cristã com meu comentario peço desculpas.

  4. Alisson says:

    Ótimo texto Banks, me surpreendi com sua forma de discutir sobre tal assunto. Continua fazendo esse mesmo trabalho em seus post por que valeu apena ler esse. =D

  5. intiresno muito, obrigado

  6. Paulo Luiz Mendonça. says:

    Aberração que vi na internet.
    O cidadão depois de ter sofrido lavagem cerebral fez este comentário. Este é o comentário do infeliz.
    Eu acho que Jesus já voltou. Para mim, o homem que resume todas as qualidades do cristo é nosso senhor Edir Macedo, acredito que ele seja Jesus em seu retorno. Homem bom, honesto, caridoso, não pede nada em troca, sempre ajudando ao próximo, ama sua família e a Deus. Eu espero que vocês creiam também, que o Bispo Edir Macedo, é Jesus em seu retorno triunfal. Não se deixem capturar pelo diabo, creiam agora.

    Este é meu comentário a respeito desta aberração.
    Achar que Edir Macedo é Jesus retornando e demais para minha cabeça. Gente pelo amor de Deus não fale uma asneira dessa, Jesus era um Homem humilde Edir Macedo é um comerciante, um empresário bem sucedido, não tem nada a ver um com o outro. Tem pessoas que não sabe usar sua inteligência, dizer que Edir Macedo ajuda a todos não pede nada em troca gente! Como ele conseguiu um império de poder tão grande qual é a explicação será que Deus da tudo a ele enquanto milhões de pessoas no mundo morrem de fome, se vocês acham que Edir Macedo é Jesus retornando. Digo com toda sinceridade, nem mesmo ele o próprio Edir Macedo acredita nesta besteira.
    Paulo Luiz Mendonça autor do livro, Crônicas indagações e teorias. Editora Scortecci.

  7. Paulo Luiz Mendonça. says:

    Deus, o mistério.

    Existe em um lugar qualquer do nosso planeta, uma caixa hermeticamente fechada. Esta caixa esta imóvel não tem nenhum odor, não há nada que a identifique. Muitos humanos passaram a observar, andaram a sua volta, a examinaram, chegando até tocar com as mãos, mas nada puderam perceber, era impossível saber seu conteúdo era e é um grande mistério, mas algum esperto teve uma idéia maravilhosa e disse; Deus o nosso criador esta nesta caixa, após dizer isso passou a descrever como seria este Deus, ele é onipotente, bondoso e justo, nós somos a sua imagem, ele foi o criador do universo. Foi assim que começou a primeira religião monoteísta.
    Como o negocio foi ficando muito lucrativo, apareceram outros adotando a mesma idéia e assim foi proliferando todo tipo de crença. A caixa continua lá no mesmo lugar e muito bem fechada como sempre esteve. Aquele pseudo conhecimento de Deus foi se alastrando por todo planeta, cada um dando sua versão de acordo com seus interesses, mas até o dia de hoje a caixa não foi aberta tudo que se fala, sem nenhuma duvida são suposições, pois o mistério continua, ninguém pode dizer que já o desvendaram, acredito que nunca será desvendado, passam gerações e gerações, e o mistério continua a desafiar nossa imaginação Tudo que é pregado pelas religiões são somente suposições nada pode ser provado até hoje.
    Não pensem que sou ateu, nada disso apenas tenho um cérebro para pensar, para raciocinar. E qualquer explicação que não tenha coerência, não posso aceitar como verdade. Penso que deve haver um criador de todo este misterioso universo, mas este misterioso criador não precisa ser necessariamente divino pode ser um criador sem dotes celestiais, isso não lhe tiraria os méritos diante de tamanha construção.
    Sei muito bem que minhas palavras não irão mudar nada na humanidade, pois isso já esta enraizado na mente humana não há como mudar. Gostaria que pelo menos as pessoas usassem mais o potencial maravilhoso dos seus cérebros, refletissem com mais clareza, deixando com isso de ajudar muitos espertos a montarem verdadeiros impérios de poder em nome deste Deus que continua fechado na caixa misteriosa.

    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro Crônicas indagações e teorias. Editora Scortecci.

  8. Paulo Luiz Mendonça. says:

    Hipocrisia dos falsos religiosos.

    Fico perplexo em ver as pessoas acharem que Deus não tem inteligência, porque penso isso. As pessoas são maldosas, egoístas, maledicentes e hipócritas. Não tratam seus semelhantes como a ti mesmo, nem sabem o que é isso. No entanto quando se encontram em dificuldades tanto financeira como com problemas de saúde, vão aos templos que oferecem milagres de baciada, e com a maior cara de pau tentam comprar com dinheiro dado as igrejas a atenção de Deus, para lhes socorrerem dos males que estão sofrendo. Ora Deus tem uma inteligência muito avançada e não irá ajudar quem não merece. Se Deus tiver que ajudar algum de seus filhos naturalmente ira ajudar aqueles que têm uma vida regrada, aqueles que são puros de coração os falsos não adianta irem com dinheiro comprar a salvação. Se desejarem salvação o caminho não é este, o caminho é mudar a conduta, o procedimento e a maneira de viver, ai sim Deus poderá pensar no assunto.
    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro, Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci.
    http://pauloluizmendonca.judblog.com

  9. Banks says:

    Rápido comentário heim?

  10. Djouy says:

    kra eu meio q sou ateu porque mesmo q eu ñ acredite tanto em um deus, eu me pergunto, e depois que eu morre, oq acontece? eu vo simplismente desaparecer? a maioria das pessoas que chegam a questionar isso responden,”ñ alguem vai me salva tem que ser, ñ é justo!” mas kra, c vc ñ acredita em nenhum deus, vc tem que aceita a ideai que voce e a sua alma vao desaparecer, ñ gosto de ofender ninguem, sou ateu mas ninguem sabe, ninguem mesmoe ñ posso conta, td mundo q eu conheço é mt religioso, por enquanto, vai fica assim

  11. Felipe says:

    caras… axo o seguinte
    eu tenho um amigo que é ateu e ele tem seus pontos de vistas bem fundamentados
    eu entendo a visão do ateu: não acreditar porque não existem provas
    Mas eu penso o contrário.
    eu sou de base católica mas não gosto d ir à igreja. Tenho meus propris pensamentos e teorias.
    Ao que se refere ao ‘nada’ que foi falado no post, eu tenho minhas duvidas. o que é o nada? ausencia de materia? gostaria que especificasse isso, que leva também a outra coisa. de onde o universo surgiu? do nada? todos sabem que materia naum surge do nada. Deus seria uma boa explicação. Mas ele pode como também naum pode ser uma boa explicação.
    Eu tenho uma teoria [que naum é minha, logico]:
    o universo sempre existiu. os parametros de tempo estão impregnados na cabeça do ser humano, porque o universo naum poderia simplesmente ter existido para sempre? cientistas mostram um ciclo em que o universo se expande e depoi retrocede, voltando a se expandir.
    Gostaria também de desmistificar alguns conceitos que parecem que os ateus tem:
    ser ateu naum significa liberdade, me desculpe. Eu acredito nele e penso e faço o que quero. Eu me considero uma pessoa sã, que concegue equilibrar tudo, os ensinamentos de Deus, pra quem não sabe é que vc faça ame ao proximo. Me digam: existiria um mundo ruim se todos desejassem bem uns aos outros?
    Tenho 15 anos e ja me decidi pela minha crença.
    Desculpe de verdade antônio, mas axo que voce quer mesmo encontrar um caminho, e naum apenas o comodismo de um dos lados, se informe mais sobre religião, crenças e etc. a vida não se faz dentro de uma igreja
    fica a dica:
    pra quem quiser opiniões extremamentes inteligentes sobre o assunto visite o blog chamado DEUS NÃO EXISTE link: http://deusnaoexiste.com/
    o blog é praticamente a discução de ateistas e teistas sobre o assunto, sempre feita com muito respeito
    abraços

Leave a Reply